Durante os cinco primeiros anos de vida, as crianças aprendem o discurso básico que usarão na vida futura. A construção da linguagem acontece pela aproximação com a realidade e a disposição para procurar evidências que as conduzem a compreender o mundo e agir sobre ele. Ouvir, falar, ler, escrever são habilidades interligadas, pois a linguagem é aprendida de modo integrado às experiências vividas. Quanto mais ricas, maior é o desenvolvimento intelectual e maior a capacidade de interação social e capacidade de expressar sentimentos e pensamentos. As habilidades reflexivas começam com as habilidades verbais sendo importante a aprendizagem mediada que as levem a refletir sobre seus pensamentos, sobre a realidade ao seu redor para dar-lhe significado.
As metodologias de Apredizagem Ativa baseiam-se nos sentidos que nos cocnetam com o mundo, no movimento sensório-motor que estimula a exploração do mundo, em um processo que valoriza a criatividade na sua apropriação e reconstrução da realidade.
Na infância, a criança começa a interagir com mais pessoas. O desenvolvimento social é mais uma entre as competências que podem ser trabalhadas na educação maternal e infantil. Aprende a seguir regras e a trabalhar competências socioemocionais, como a habilidade de identificar sentimentos e manter o autocontrole. As crianças desenvolvem noções de responsabilidade, respeito e compartilhamento. No Centro Educacional Fiorire, as crianças se desenvolvem em todos os aspectos: físicos, sociais, intelectuais, psicológicos e emocionais, por meio de atividades lúdicas e brincadeiras!